Como investir no mercado imobiliário sem comprar imóveis

Legenda: FIIs podem ser uma boa opção para quem quer investir no mercado imobiliário
Foto: Shutterstock

Investir no mercado imobiliário é um tema que sempre gera interesse, afinal, estamos falando de um dos mais lucrativos e dinâmicos setores da economia. E a boa notícia é que existem diferentes formas de entrar nesse mercado, e sem precisar comprar realmente um imóvel físico.

Veja também

É isso mesmo! E uma destas formas são os fundos de investimento imobiliário, ou FIIs.

Mas o que são esses FIIs?

Bom, é como se fosse uma espécie de clube de investimento em imóveis. Funciona assim: várias pessoas se juntam e investem dinheiro em um fundo, e esse dinheiro é usado para comprar ou investir em empreendimentos imobiliários. E a parte legal é que você pode entrar nessa sem precisar comprar um imóvel sozinho.

Os FIIs são ótimos porque são gerenciados por profissionais especializados. Eles cuidam de tudo, desde a escolha dos imóveis até a administração do aluguel, se for o caso.

Então, se você não entende muito do mercado imobiliário ou não tem tempo para lidar com isso, os FIIs podem ser uma boa opção para você.

E sabe qual é a melhor parte? A diversificação.

Com os FIIs, você não está colocando todos os seus ovos em uma cesta só. Você investe em um fundo que pode ter vários imóveis diferentes, o que reduz os riscos. E tem mais: os FIIs oferecem liquidez, ou seja, é mais fácil transformar suas cotas em dinheiro quando precisar. Já pensou em vender um imóvel físico em pouco tempo? Complicado, né?

Mas, como tudo na vida, também temos que falar das desvantagens. Os rendimentos dos FIIs podem variar, então não dá para esperar sempre o mesmo retorno. Além disso, tem as taxas de administração e outros custos que podem diminuir um pouco o seu lucro.

Como ganhar dinheiro com os FIIs?

Agora, vamos à parte que interessa: como ganhar dinheiro com fundos imobiliários? É simples: tem duas formas principais. A primeira é através dos aluguéis e outros ganhos dos imóveis que compõem o fundo. Esse dinheiro é distribuído periodicamente para os cotistas, ou seja, para você.

A segunda forma é pela valorização das cotas. Se o valor dos imóveis aumenta ou se a procura pelas cotas do fundo cresce, o preço das cotas também sobe.

Então, se você está pensando em investir em imóveis, os FIIs podem ser uma ótima opção. Eles oferecem uma forma mais acessível e diversificada de entrar no mercado imobiliário. Mas, claro, é importante fazer uma boa pesquisa e entender os riscos envolvidos.

Com um pouco de cuidado e planejamento, você pode fazer seu dinheiro trabalhar por você no mercado imobiliário.

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



Assuntos Relacionados